A marca italiana mais acessível do mercado europeu é a incrível Fiat – Fabbrica Italiana Automobili Torino -, que teve um papel determinante na consolidação da empresa automobilística no velho continente, com uma fundação que remonta ao ano de 1899 e à família de empreendedores Agnelli.

 

Por ser uma marca tão bem consolidada, tem apostado em diferentes logótipos, presentes na gama de carros usados Fiat que se encontra atualmente à venda. Muitos dos seus veículos, mais do que volumosos, procuram ser citadinos e dispõem de uma personalidade atraente e preços bastante em conta.

Gama Fiat de segunda mão

Da gama Fiat de segunda mão disponível em Portugal poderemos elencar os modelos mais populares em oferta: o Fiat 500, o Fiat Panda, o Fiat Punto e o Fiat Tipo. A maioria deles enquadra-se perfeitamente na selva urbana, embora possam também surgir em versões descapotáveis ou versões familiares crossovers, que visam captar a atenção em outros trilhos, mesmo aqueles off-road.

 

Atender aos perfis e às exigências dos diferentes consumidores é mesmo o principal objetivo da Fiat, cujos veículos foram essencialmente alcançados pela mente visionária do engenheiro Dante Giacosa. Atualmente a Fiat pertence ao Grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles, e procura continuar a espalhar os seus princípios e modelos icónicos um pouco por tudo o mundo. Marcas como a Ford, a Hyundai e a Volkswagen são muitas vistas como rivais à altura da Fiat, pelas semelhanças ao nível do design e também dos preços.

 

A propósito, os modelos mais recentes Fiat apostam no D-FENCE pack, sistema  de limpeza adaptado às circunstâncias de pandemia COVID-19 e que remove até 99% das bactérias no interior.

Fiat 500 usado

Desde 1957, que o Fiat 500 se tem consolidado como um dos carros mais conhecidos do mundo, oferecendo um persistente caráter charmoso e moderno em cada geração. Todas elas preservam o design compacto – com pouco mais de 3 metros de comprimento e surgem atualmente com jantes em liga leve de 15 ou 16 polegadas, luzes diurnas a LED e Sistema Uconnect com navegação TomTom 2.5D. Surge em versões especiais como o Hybrid Edition, o Dolcevita Hybrid e o 120th, que são mais difíceis de encontrar, bem como em versões padrão Rockstar, Star, Sport e Lounge.

Fiat 500C usado

O tom classicista do Fiat 500 de 1957, presente nos arcos e as colunas do tejadilho, funde-se com o sentido de liberdade no automóvel descapotável de nome Fiat 500C. Seguir pela cidade de forma ligeira e a céu aberto nunca havia sido tão fácil com um Fiat, que aqui apresenta uma capota de lona preta ou vermelha, e um chassis equilibrado. O interior privilegia o revestimento dos bancos em tecido ou em pele, criando um jogo entre o bege e o marfim. Surgem também ópticas LED, um volante com um toque vintage e vidros escurecidos para um ar mais ostensivo.

Fiat 500X usado

SUV crossover com duas configurações – Urban ou Cross -, o Fiat 500X aumenta na altura, com 1,67 metros, e no comprimento superior aos 4 metros, mas continua a ser rápido e ágil. O habitáculo é de primeira linha, cujo ecrã UConnect de 7 polegadas e a navegação 3D Tom-Tom permitem orientá-lo melhor pelas estradas, além de dispor de alertas, de forma a que esteja par dos momentos nos quais excede os limites de velocidade. Quanto ao Cruise Control e a integração de câmaras permitem melhorar qualquer tipo de manobra. Destaque também para alguns detalhes em Alcantara, que reivindicam uma imagem descontraída do interior.

Fiat 500L usado

O Fiat 500L é a mais recente adição à família italiana “Cinque­cento”, que continua a crescer, desta vez com dimensões de monovolume, para arriscar nos circuitos mais selvagens e garantir uma experiência mais ousada. São 5 portas e outros 5 lugares que primam pelo conforto e pelo sentido de bem-estar. As jantes são de liga leve, os faróis de nevoeiro são LED, e existem sensores de estacionamento traseiro e ainda bancos revestidos em pele. Transporta tranquilamente bicicletas e outros equipamentos, que necessite para uma aventura na montanha, graças à bagageira com 1,310 litros.

Fiat Panda usado

Um dos automóveis mais versáteis em circulação é o famoso Fiat Panda, que apesar de parecer compacto permite seguir por viagens mais agitadas na cidade com a máxima tranquilidade e conforto, pelos encostos de cabeça ajustáveis nos seus quatro assentos. Os detalhes, com forma de quadrado arredondado, marcam presença quer no exterior (para-choques, janelas e faróis) como no interior que, na versão híbrida são bastante inovadoras e são atingidos com plásticos reciclados retirados do fundo dos oceanos. Fácil de manusear, o Fiat Panda garante segurança suficiente para o uso urbano.

Fiat Tipo usado

O nome Fiat Tipo, que identificava o famoso modelo dos finais da década de 1980, permitiu à marca italiana batizar o seu carro do segmento C, que substituiu os Stilo e veste agora três diferentes peles: o Tipo 5 Portas, o Tipo 4 Portas e o Tipo Station Wagon, que não é mais do que uma versão carrinha. Em todos eles, foram utilizados materiais mais suaves para uma experiência desportiva e tranquila, capaz de aceitar desembaraçadamente cinco ocupantes. A tecnologia Uconnect continua a ser imprescindível e pode ser compatível com o smartphone de sistema iOS ou Android.

Fiat Punto usado

O Fiat Punto é o pequeno carro da Fiat, apresentado em 1993, e que foi imediatamente um grande sucesso, sendo rapidamente uma das melhores opções na gama de veículos Fiat usados, apesar de ter visto a sua produção cessada em 2018. A gama Punto foi bastante valorizada pelo recurso a motores diesel, que permitiam baixos consumos e um excelente desempenho. Os modelos mais recentes incluem sistema de info-entretenimento de série, Bluetooth para smartphones e inovações ao nível da segurança.

Qual o preço do Fiat?

Convém estar atento aos preços dos veículos Fiat que poderão variar imenso de acordo com o modelo, a versão, o design, a segurança, e a quilometragem, que têm uma importância acrescida quando escolhe por um modelo usado.

 

Se está à procura de um automóvel Fiat que consiga ser adequado à sua imagem, poderá escolher qualquer uma das variantes disponibilizadas na Carplus. O apoio técnico dos nossos profissionais poderá ajudá-lo na escolha, que aparenta ser difícil já que a maioria dos Fiat responde aos desafios citadinos.

Combustível do Fiat

As motorizações do Fiat 500 são quatro: a 1.2 a gasolina que debita 69 cv; a 0.9 twinair, a gasolina de 85 cv ou 105 cv; ou a 1.3 multijet a gasóleo de 95 cv. Quanto ao Fiat 500L são três as opções de motorização: uma a gasolina 0.9 V8 com 105 cv; e outras duas opções a diesel: a 1.3 multijet de 95 cv e 1.6 multijet de 120 cv. São automóveis que apostam uma condução divertida ao nível do desempenho.

 

Já o automóvel Fiat 500X por ser um SUV tem respostas mais agradáveis nas distintas condições atmosféricas e nos trilhos mais adversos, pelo seu motor 1.6 a diesel com 120 cavalos de potência.

 

Na maioria das situações, o consumo combinado de combustível do Fiat é variável entre os 5 e 6 litros a cada 100 quilómetros. No entanto, escolher entre um Fiat a gasolina ou a diesel depende muito dos seus gostos. Para mais informações, contacte a Carplus.

;

Otras Noticias

Ford Puma Usado: Interior, Preço, Motor Hybrid e Opiniões

Ford EcoSport Usados: Titanium, Vignale, 4×4 e Preço

Citroën Ami Usado: Motor elétrico, Interior e Preço em Portugal