A marca japonesa mais conhecida na Europa é certamente a Toyota, estabelecida oficialmente no mercado de automóveis a 28 de agosto de 1937. De facto, o seu peso na economia regional da sua sede foi de tal modo elevado que a cidade onde nasceu mudou de nome para Toyota.

Importa, no entanto, saber que são muitos os carros usados Toyota à venda em Portugal, que se aproveitam dos pilares da marca e da sede pela mobilidade elétrica para responder melhor aos principais desafios da estrada. Como principal concorrente a Toyota tem o Grupo Volkswagen que também tem ampliado a sua oferta. 

Gama Toyota de segunda mão

A gama Toyota de segunda mão é caracterizada pela aposta em veículos citadinos como micro-carros e hatchbacks, pela aposta em veículos desportivos SUVs e coupés ou pela presença dos monovolumes, mais orientados para as aventuras familiares ou para os comerciais. Do primeiro grupo são exemplo o Toyota Aygo e o Toyota Yaris, do segundo grupo poderemos destacar o Toyota RAV4 e o Toyota GR, enquanto do terceiro chamam mais a atenção o Toyota Prius e o Toyota Proace. 

No decurso do século XXI, a Toyota tem procurado reduzir o desperdício na fabricação dos seus veículos com o Sistema de Produção Toyota, daí que a sua produtividade elevada não prescinda do desempenho surpreendente dos seus motores. A Toyota é principal vendedora de veículos elétricos híbridos, que conquistam diferentes clientes um pouco por todo o mundo. Além disso, a marca nipónica procura convencer as outras marcas a fazerem o mesmo e a dar o salto para o melhor dos dois mundos.

Toyota Aygo usado 

Micro-carro preparado para escapar às ruelas mais estreitas ou às situações de trânsito congestionado de maneira ágil, o Toyota Aygo é um proposta irreverente na marca nipónica desde 2005. A sua segunda geração, mantém a estética compacta (de 3 ou 5 portas) com apenas 3 465 mm de comprimento, 1 615 mm de largura e 1 460 mm de altura, onde se sobressaem os faróis LED e espelhos retrovisores aquecidos. Ao nível do habitáculo tem assentos com revestimento em pele, capaz de receber 4 ocupantes a bordo, além de contar com os recursos de multimédia avançados, evidentes num ecrã de 7 polegadas sensível ao toque. 

Toyota Yaris usado 

O Toyota Yaris é um veículo subcompacto presente na casa japonesa desde 1999 com mais de 8,7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Como principais características, a sua quarta geração demarca-se pela aposta num motor de 1,5 litros de tecnologia Hybrid Dynamic Force com sistema de injeção direta multiponto e que permite debitar os 116 cavalos de potência. Atualmente são várias as versões disponíveis (Exclusive, Luxury, Square e Premium Edition) todas elas com carroçaria de 5 portas, mas distintas nas especificações. O modelo mais básico, Toyota Yaris Exclusive, conta com uma antena do tipo de barbatana de tubarão, vidros traseiros escuridos, jantes de liga leve de 16 polegadas e espelhos retrovisores regulados eletronicamente.

Toyota GR Yaris usado 

Para os fãs do hatchback Toyota Yaris que pretendam um automóvel com uma imagem ainda mais arrojada e desportiva, poderão escolher o Toyota Yaris GR, desenhado em específico pela Toyota Gazoo Racing onde predomina a tração integral nas quatro rodas e uma extraordinária potência de 261 cavalos. Tudo isso graças à motorização 1.6 Turbo a gasolina de 3 cilindros capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos. O objetivo da Toyota no fabrico deste veículo é conquistar essencialmente os adeptos da competição que pretendam uma condução emocionante durante toda a sua rotina. 

Toyota Auris usado

O Toyota Auris é um automóvel disponível na gama de usados da Toyota desde 2007, com características bastante semelhantes aos Toyota Corolla. Como hatchback 3 e 5 portas, é uma das propostas mais heterogéneas pelos diferentes tipos de motores. As motorizações mais básicas são a 1,4 litros com 90 cavalos e a de 1,6 litros com 132 cavalos, com transmissão manual de 5 velocidades. A sua versão híbrida 1.8 Hybrid com 136 cv deriva do reconhecido Toyota Prius e dispõe de transmissão CVT de variação contínua. Aliás, foi esta entrada na eletrificação que o tornou o primeiro híbrido do segmento C. O Auris garante espaço para 5 ocupantes e a bagageira passa rapidamente dos 360 litros para os 1150 litros, pelo rebatimento prático dos bancos traseiros.

Toyota C-HR usado 

A porta de entrada nos Sport Utility Vehicles da Toyota faz-se através do Toyota C-HR, crossover que reúne os traços do coupé GT86 e do RAV4. Como híbrido plug-in demarca-se pelo motor híbrido 2.0 l Dynamic Force, com quatro cilindros em linha, capaz de debitar a potência de 122 cavalos. Além disso, atinge a velocidade de 170 km/h, com suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira de Duplo Wishbone. Em termos de segurança, o Euro NCAP classificou-se como um veículo bastante seguro, com atribuição da classificação máxima de 5 estrelas nos seus 4 elementos. Na versão Comfort o Toyota C-HR pode ser encontrado em quatro cores distintas: Cinza Extreme, Azul Nébula, Cinza Celestite e Vermelho Emotional.

Toyota Corolla usado 

Por fora, o Toyota Corolla caracteriza-se pela grelha superior e difusor em Piano Black, pelos espelhos retrovisores exteriores elétricos, retráteis e aquecidos e ainda pelas poderosas jantes liga leve de 17 polegadas. Por dentro, tem um ecrã multimédia de 8” com tecnologia Toyota Touch aliado ao sistema de som de 6 colunas, para experiências mais emocionantes. No caso do Toyota Corolla em versão Hatchback recebeu dois motores híbridos, o 1.8 Hybrid com 122 cv e o 2.0 litros Hybrid Dynamic Force com 180 cavalos. Se preferir poderá optar pelo motor 1.2 Turbo a gasolina com 116 cavalos. Está também disponível noutras duas versões de carroçaria: a estilo carrinha Touring Sports e Sedan.

Toyota Prius usado

O Toyota Prius é um dos mais bem sucedidos automóveis híbridos da marca nipónica, com mais de 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O seu motor a combustão de 1.8 a gasolina vem acompanhado por um motor elétrico de 53 kW que permite debitar a potência máxima de 122 cavalos. O exterior é enraizado numa visão de futuro, com aparência de uma nave espacial. Quanto ao interior do Toyota Prius é extravagante e encontramos um ecrã táctil de 7 polegadas, o sistema de som JBL e alto nível de segurança com Sistema de fixação ISOFIX e bancos dianteiros com Sistema de Proteção da Coluna Cervical (WIL).

Toyota Camry usado

O Toyota Camry é um sedan executivo enriquecedor da família Toyota desde 1982. Em termos de dimensões é um automóvel bastante folgado, com 4,8 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,4 m de altura e 2,8 m de distância entre eixos, algo que por sua vez se reflete no interior com espaço para 5 ocupantes. O motor em bloco de 2.5 litros Hybrid Dynamic Force, com quatro cilindros, consegue debitar os 218 cavalos, e dispõe de um sistema inteligente de abertura variável de válvulas designada VVT-iE e D-4S, que tornam a condução menos poluente. A sua estrutura é leve, uma vez que marca a estreia da Toyota na plataforma GA-K, que melhora as respostas nas situações mais exigentes.

Toyota RAV4 usado 

O Toyota RAV4 é um desportivo utilitário bastante competitivo quando comparado com a restante oferta da marca nipónica. Com motor 2.5 Hybrid Dynamic Force, com quatro cilindros e 2487 cc de cilindrada, é capaz de produzir os 218 cavalos e conquistar os trilhos off-road (na opção com tração integral às quatro rodas). Aqui, a Toyota apresenta o modo Trail, de maneira a conduzir este SUV pelos trilhos fora de estrada, sem demasiadas exigências. Com jantes de liga leve a preto de 18 polegadas e vidros traseiros escurecidos, a Toyota consegue atingir uma certa exuberância neste modelo com capacidade de carga de 580 litros.

Toyota Land Cruiser usado 

Um dos automóveis mais antigos em comercialização na Toyota é o famoso SUV Toyota Land Cruiser. Não só tem bastante espaço no interior, capaz de receber 7 pessoas a bordo, como tem materiais requintados, nomeadamente, pelos revestimentos em pele do volante e da alavanca do travão de mão. Além disso, a ergonomia dos bancos foi minuciosamente trabalhada, com diversos ajustes eletrónicos dos bancos do condutor e passageiros. Na consola central a cinza temos um ecrã multimédia Toyota Touch 2 Go com 8 polegadas com reconhecimento de voz e um painel de instrumentos TFT de 4,2 polegadas a cores que expõe dados importantes sobre o veículo.

Toyota GT86 usado 

O Toyota GT86 é um Gran Turismo com bastante prestígio com o motor de 2.0 litros, de configuração boxer, com 200 cavalos de potência, afirmando-se como um dos carros mais velozes da marca japonesa, com velocidade máxima de 210 km/h. Em termos de tamanho tem 4 240 mm de comprimento, 1 775 mm de largura e um centro de gravidade bastante baixo pela altura de apenas 1 320 mm. Tem linhas exteriores polidas de maneira a preservar a fluidez do vento quando utilizado nas situações mais complexas. Mesmo como desportivo não deixa de ser equilibrado, pelo Sistema de Controlo de Estabilidade do Veículo (VSC). 

Toyota GR Supra usado

Outro dos automóveis Toyota desenhados com base nos princípios da Gazoo Racing foi o Toyota GR Supra. Com apenas 2 lugares, o GR Supra não deixa margem para dúvidas: há que seguir na estrada de maneira independente. A aposta na performance não renega aos propósitos ambientais sustentáveis e o Toyota GR Supra tem consumos e emissões relativamente baixos. Por um lado, pode vir equipado com motor 2.0 turbo a gasolina de 258 cv e 400 Nm de binário com quatro cilindros. Por outro lado, pode surgir com motor 3.0 turbo de 340 cv e 500 Nm de binário, com seis cilindros. A velocidade máxima vai até aos 250 km/h e promete surpreender a cada curva.

Toyota Hilux usado 

Disponível em diferentes versões de cabine (caixa simples, caixa dupla ou caixa extra), o Toyota Hilux é essencialmente uma pick-up profissional com comportamento eloquente e tecnologia de ponta. Em termos de motorização, a mais recente geração, recorre ao motor a Diesel 2.4D-4D com 150 cavalos, para um binário de 400 Nm atingido entre as 1600 e as 2000 rpm. Em termos de dimensões, cumpre os 5,31 metros de comprimento, os 1,81 metros de altura e os 1,85 m de largura e consegue garantir o controlo de movimentos da carroçaria. Opcionalmente poderá vir com uma grelha frontal cromada que aumenta a presença em qualquer local.

Toyota PROACE usado 

Os condutores que procuram automóveis comerciais certamente irão selecionar uma das versões do Toyota Proace, em produção desde 2013. Para aqueles que querem fazer uso de uma carrinha monovolume para o transporte de passageiros há que destacar o Proace City Verso, com capacidade de receber 7 ocupantes no habitáculo. Prático e flexível, o Toyota Proace tem capacidade de reboque de 1,5 toneladas, uma das melhores do segmento. Tem duas opções de motorização: a Diesel 1.5D com 102 cv de potência máxima com caixa Manual 5 velocidades e a gasolina 1.2G com 110 cv, caixa manual de 5 velocidades.

Qual o preço do Toyota?

A gama da Toyota é uma das mais extensas do mercado automobilístico a par da Ford, da Opel e da Volkswagen. Quer isto dizer que o preço do Toyota usado que pretende adquirir não será sempre o mesmo e varia de acordo com uma série de tópicos, entre os quais nos parece fulcral prestar mais atenção sobre a quilometragem e o estado de conservação do veículo. 

Na Carplus, a oferta de viaturas usadas abrange a gama de segunda mão da Toyota, assim como outros veículos de marcas com preços bastante atrativos. Através dos nossos agentes poderá ficar a saber qual a melhor oferta.

Combustível do Toyota

Uma das especificações da Toyota está relacionada com a maior aposta em motorizações híbridas, tecnologicamente desenvolvidas. Daí que os seus modelos mais recentes tenham consumos relativamente baixos. 

Tome como exemplo, o Toyota Yaris, com consumo combinado de combustível na ordem dos 4,3 litros por cada cem quilómetros e emissões de CO2 de apenas 98 g/km (em ciclo WLTP). Quanto ao desportivo Toyota C-HR o consumo fica-se pelos 4,8 litros a cada cem quilómetros, com emissões de 109 g/km. Entre os automóveis Toyota com maior consumo de combustível encontramos o GT86 com 8,6 litros gastos a cada 100 km e emissões de CO2 de 193 g/km. Contudo, não poderemos esquecer que este é um automóvel direcionado aos circuitos de competição. 

Na Carplus damos-lhe a conhecer todos os detalhes e características dos automóveis usados da Toyota. Não hesite em contactar um dos nossos concessionários espalhados de norte a sul do país.

;

Otras Noticias

Ford Puma Usado: Interior, Preço, Motor Hybrid e Opiniões

Ford EcoSport Usados: Titanium, Vignale, 4×4 e Preço

Citroën Ami Usado: Motor elétrico, Interior e Preço em Portugal